sexta-feira, 20 de julho de 2007

açaí, ou ah-sigh-ee

Se você fosse escrever para americano ler e entender a pronúncia da palavra açaí, essa seria a forma correta de fazer um enghlish speaker compreende-la: ah-sigh-ee. Tudo isso porque essa popular fruta brasileira já está famosa também no vocabulário americano. Existem empresas que importam açaí do Brasil e fazem chegar nos Estados Unidos a polpa pasteurizada e pronta para o consumo. Daí pra frente é só colocar no liquidificador com banana e guaraná e servir com granola.

As prateleiras dos supermercados americanos já oferecem o produto das mais variadas formas, e o rótulo das embalagens falam sempre em superfood ou superhealth. A associação do produto com uma vida saudável motiva a compra dos seguidores da geração saúde. Estamos vivendo um momento que cuidar do corpo e do ambiente que nos rodeia está na moda. Que bom! É preciso aproveitar essa onda positiva e prestar atenção ao que comemos e qual o destino que damos ao nosso lixo.
Tive a oportunidade de trabalhar para uma dessas empresas que compra o açaí da Amazônia. No período em que estive nos EUA pude conhecer de perto o trabalho da equipe da Sambazon e também de experimentar inúmeras açaí bowls. Hoje, com 7 anos de existência, o grupo já possui uma fábrica em Macapá, no estado do Amapá, e produz seu próprio açaí colhido na região. Além do cuidado com o resultado final da fruta na tigela do consumidor, a Sambazon também está preocupada com o meio ambiente gerador da matéria prima: a floresta amazônica e as pessoas que vivem lá. Eles realizam um trabalho voltado para a comunidade das famílias dos trabalhadores.

E aonde tudo isso se encaixa no nosso portifólio? Talvez muito pouco, mas considerei interessante dividir uma experiência de vida e um bom exemplo para sociedade. As fotos foram tiradas no PanAmericano de JiuJitsu na Califórnia, onde a Sambazon montou uma stand ao ar livre para vender açaí. Tinha fila...

Fotos e criação: Manu Scarpa

Um comentário:

  1. Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
    Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

    ResponderExcluir