domingo, 5 de agosto de 2007

ladeira do santinho recebe campeonato

A partir das 14 horas do último sábado, dia 04 de agosto, estavam abertas as incrições para os interessados em acelerar ladeira abaixo no Primeiro Open de Skateboard, na praia do santinho, Floripa SC. Aos poucos, skatistas e público foram se aproximando para fazer o espetáculo acontecer. Nem mesmo o frio e a forte neblina diminuiram a adrenalina de quem competia ou estava apenas assistindo.
Foram três modalidades: down hill slide, longboard free rider e slalon of cones. Os critérios de avaliação foram definidos pelo juíz e skatista Alexandre Maia, que participa do circuito mundial desde 2002. Na primeira modalidade foram avaliados aproveitamento de espaço, variação de manobra, continuidade, variação frontside e backsite, base normal e base trocada, velocidade e estilo.

free rider
Assim como no down hill, os free riders tiveram duas chances para mostrar serviço em baterias individuais. Nessa modalidade era exigido shape acima de 40 polegadas, o que caracteriza o longboard. Além de todos os critérios utilizados para avaliar o down hill, no free rider a variação entre manobras clássicas e modernas também foi levada em conta.

A última categoria começou já no fim da tarde, quando o frio apertou ainda mais. Este foi o
combustível que deu velocidade aos competidores do slalon of cones. Para vencer, era preciso fazer o percurso entre os cones no menor tempo possível, em apenas uma chance. O juíz Alexandre Maia largou o cronômetro, foi competir nesta categoria que é sua especialidade e acabou levando o melhor tempo.

colocações
No down hill o primeiro lugar ficou com Fernando Toppo, filho do campeão mundial Sérgio Yuppie. A disputa pela segunda colocação estava empatada entre Mauro Loriato e Sérgio Júnior, irmão mais novo de Fernando. A nota mais baixa foi o critério de desempate. Mauro garantiu a vice-liderança e Sérgio o terceiro lugar.

No longboard, Carlos Simão ficou com a melhor nota e o título de campeão da categoria free rider. Mauro Loriato levou novamente a segunda colocação e o terceiro lugar no pódio ficou com Bruno Peterson.

O evento foi uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação de Surf Ingleses/Santinho (ASSIS), sob a organização de Luis Costa. A sonzera ficou por conta do DJ Chero. A competição fez parte do 1º Encontro de Esportes Radicais e antes mesmo do down hill esquentar a ladeira, foi realizado na parte da manhã a Primeira Etapa ASSIS de Surf 2007.
Veja as fotos
Atenção: o vídeo com os melhores momentos do campeonato já está disponível!
Aquecimento (03:51)
DVD completo + slide de fotos = R$ 5
Para adquirir, entre em contato: manuscarpa@gmail.com ou 9965 8393

Texto e foto: Manu Scarpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário