sábado, 28 de agosto de 2010

4 elementos :: FOGO

por Manu Scarpa

Muitas culturas no mundo inteiro incluem os quatro elementos nas suas tradições filosóficas, religiosas ou mitológicas. Em todas elas, os elementos são considerados não como símbolos ou conceitos abstratos, mas como energia vital que compõe toda a criação. Eles correspondem, por exemplo, às necessidades básicas de qualquer organismo vivo. Diariamente precisamos de água, ar, alimento (terra) e calor (fogo). Nesta terceira reportagem da série 4 Elementos, vamos saber como o fogo é capaz de fornecer um dos tipos de energia renovável mais difundido em todo o planeta: a energia solar.

FOGO
Historicamente o fogo tem participação fundamental na evolução da humanidade. Quando o homem descobriu que poderia aquecer seus alimentos, moldar objetos, afastar predadores e aproveitar o período norturno, passou a usar esse recurso ao seu favor. Cientificamente, o fogo é uma mistura de gases em alta temperatura que emite radiação e é formado através da combustão. Em sua forma mais comum, pode provocar incêndios devastadores pelo alto potencial de causar dano físico através da queima.

Talvez seja esse o motivo que a astrologia atribui ao elemento fogo a representação da força do espírito, do idealismo, da fé e do entusiasmo com que nos apaixonamos pela. Os signos regidos por este elemento (Áries, Leão e Sargitário) tem em comum a vitalidade, a espontaneidade, a alegria de viver e uma confiança quase infantil no destino.

SOL
Centro do sistema solar em que vivemos, o Sol está cerca de 150 milhões de quilômetros distante de nós. A luz solar demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para tocar a Terra. A teoria mais aceita sobre a sua formaçao é que originou-se de uma gigantesca nuvem de gases e poeira que inexplicavelmente se aglomerou em grandes blocos. Essa é também a explicação encontrada para a formação de todo o universo. Especialistas estimam que existem mais de 100 milhões de estrelas com características semelhantes ao sol na Via Láctea. É a estrela mais próxima de nós e ao seu redor giram planetas, asteroides, satélites, cometas e planetas-anões.

Assim como a Terra gira ao seu redor, o Sol tamém está em órbita com o centro da Galáxia. Para dar uma volta completa, o ano solar leva aproximadamente 200 milhões de anos terrestres. Calculos comprovam que o Sol já realizou cerca de 22 voltas completas ao redor da Via Láctea, o que lhe confere 4.6 bilhões de anos.


ENERGIA SOLAR

Direta ou indiretamente, todos nós utilizamos energia solar. Sua luz e calor permitem toda a vida existente no planeta Terra. O ar que respiramos depende desta força da natureza, que através das plantas proporciona um ambiente rico em oxigênio. O Sol é responsável pela temperatura, pela evaporação e por muitos processos biológicos que ocorrem em plantas e animais. A energia do Sol também é responsável pelos fenômenos meteorológicos e pelo clima na Terra. Os alimentos que cultivamos armazenam a luz solar na forma de glicose, ingerida por nós como uma das principais fontes energéticas para o funcionamento do nosso corpo.

Por ano, o Sol irradia o equivalente a 10 mil vezes a energia consumida pela popula
ção mundial no mesmo período. Em comparação com outras fontes, a energia solar ganha pontos por suas características: é abundante, renovável e tem mínimo impacto ambiental. O aproveitamento da energia solar começou em 1959 nos EUA, como forma de geração de energia elétrica para os satélites.

A energia solar pode ser dividida em dois grupos: energia solar térmica e energia solar fotovoltaica.

FOTOVOLTAICA

A energia solar fotovoltaica permite transformar a energia do sol em energia elétrica. A luz do sol incide sobre painéis compostos por células de material semicondutor, promovendo o deslocamento de elétrons. O movimento dos elétrons gera uma corrente elétrica. A energia solar fotovoltaica ainda é considerada cara, pois o principal elemento que compõe os painéis solares ainda é totalmente importado, o silício. Há alguns anos, países da Europa dedicam seus estudos para acelerar o acesso às vantagens dos sistemas fotovoltaicos.

Privilegiado pela alta incidência de insolação em seu território, o Brasil começa a prestar mais atenção nesta força da natureza. A Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a INFRAERO elaborou o projeto chamado Aeroportos Solares. O aeroporto de Florianópolis está entre os beneficiados e será independente ou completamente auto-suficiente em energia, com geração solar integrada a ele. Estima-se que até 2013 algumas regiões do Brasil terão preços competitivos entre a energia fotovoltaica e a energia convencional.

TÉRMICA
Diferente da energia solar fotovoltaica, a energia solar térmica tem preços bastante acessíveis por possuir uma tecnologia mais simples. Quando a luz do sol atinge uma superfície escura, ela é absorvida e transformada em calor. Esse princípio é utilizado nos aquecedores solares, que utilizam essa energia para aquecer água. Mais de 90% das habitações da região Sul e Sudeste no Brasil usam chuveiro elétrico no aquecimento de água para banho. Esse é um uso insustentável, pois utiliza uma energia de alta qualidade para um uso que poderia ser feito de outra maneira, além de promover um sério desgaste do meio ambiente.

O sistema de aquecimento de água através do sol pode ser instalado em qualquer residência para reduzir o consumo de energia elétrica, sobretudo nas grandes cidades. Existem diversos tipos de coletores solares térmicos. Mas um em especial, desenvolvido em solo catarinense, tem uma preocupação que vai além do conceito de geração de energia. É o caso do aquecedor solar térmico que utiliza materiais descartáveis como garrafas PET e caixas de leite longa vida. O que muda são as garrafas e as caixinhas de leite que substituem o vidro, a caixa metálica e o painel de absorção nos aquecedores convencionais. Em uma residência onde vivem quatro pessoas, o sistema instalado custa em torno de 400 reais.

ASTRO REI
Sol é luz, vida e calor. A luz é o símbolo do conhecimento, sua busca pela realização, sua capacidade criadora, sua verdadeira individualidade. Ele é consultado para se conhecer sobre as influências que cada pessoa exercerá em suas realizações durante a vida, sobre suas possibilidades de brilho e de sucesso. Muitas das antigas civilizações viam nele a representação máxima da divindade e o disco solar era chamado de "olho do Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário