terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Fiscalize e realize


Coluna ESTAR BEM, revista Juice #30
Publicado em dezembro 2008

A crise na economia mundial e as fortes chuvas que devastaram inúmeras cidades em Santa Catarina atraem a atenção de toda a mídia no momento. A falta de credibilidade nas instituições financeiras e a força da natureza causaram tamanho impacto que pouco se ouve falar de um assunto bastante importante para o futuro de todos nós: a posse dos novos vereadores e prefeitos no próximo mês. No dia 05 de outubro os brasileiros cumpriram com seus direitos e obrigações como cidadãos e escolheram seus representantes. A cada mudança, esperança. Em janeiro de 2009 os novos administradores públicos assumem seus cargos nos 5.561 municípios do país para gerenciar como o dinheiro do povo vai ser investido. O que nos resta é confiar, mesmo que desconfiando, que os nossos impostos terão o destino certo.

Pensando nisso, no dia 25 de outubro – dia da Democracia – surgiu um novo instituto que pretende fiscalizar a Câmara dos Vereadores e a Prefeitura no raio da Grande Florianópolis. A ADERE (Agência de Desenvolvimento Regional) será constituída aos poucos para que dentro dos próximos quatros anos os eleitores acompanhem as decisões referentes à aplicação do orçamento público. O Instituto Consciência & Cidadania será o proponente e articulador dessas ações que, além de supervisionar a política local, tem uma preocupação especial com o meio ambiente e a juventude catarinense.

O presidente-fundador da entidade, Jorge João de Sousa, 27 anos, é formado em geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e obteve a nota máxima no trabalho de conclusão de curso "Educação Ambiental e Lixo Urbano na Bacia da Lagoa da Conceição". Esse foi o caminho que o levou a adquirir experiências para por em prática diversos projetos. Alguns trabalhos já existem, como o Programa 5 R´s – Refletir, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. São realizadas campanhas educativas nas escolas, comunidades e estabelecimentos comerciais da Bacia da Lagoa da Conceição.

Mas Jorge não está sozinho nessa. Ele trabalha em parceria da amiga e técnica em saneamento, Lis Schumacher, que também cursa a 5ª fase de Ciências Sociais na UFSC. Os dois são assessorados juridicamente pela advogada especialista no 3o Setor, Márcia Ariola. No momento, o primeiro passo do Instituto é firmar o termo de Cooperação, e posteriormente de Convênio, com a UFSC e outras instituições de ensino públicas e particulares para ter acesso à estrutura física e também para contratar bolsistas, estagiários e professores.

Outra aposta do Instituto é viabilizar, de forma inédita, uma Política de Estado voltada para os jovens no município de Florianópolis. A Política Municipal da Juventude é um conjunto de metas e ações para orientar e potencializar iniciativas públicas voltadas para a população entre 15 e 29 anos de idade. A partir de um diagnóstico das condições socioeconômicas do jovem brasileiro, foram identificados nove pontos de partida para a aplicação desta política. Ampliar o acesso ao ensino e a permanência em escolas de qualidade; erradicar o analfabetismo; gerar emprego e renda; democratizar o acesso ao esporte, ao lazer, à cultura e a tecnologia da informação; e estimular a cidadania e a participação social são alguns dos desafios propostos.

Para mais informações sobre os projetos, entre em contato pelo email jorgegeoufsc@hotmail.com.





texto MANU SCARPA
foto coluna MANU SCARPA
arte capa Guilherme Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário