quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Grafite no WCT Brasil 2008


União de surf e grafite no WCT Brasil
O grafiteiro e artista plástico paulista Zezão foi o responsável pela identidade visual do WCT Brasil 2008. Há 15 anos ele trabalha com arte urbana e já conseguiu levar este segmento, antes marginalizado, para dentro de museus e galerias do mundo todo. A revista Juice conversou com ele durante o evento na Vila e a entrevista você confere a seguir.

Como surgiu a idéia para você criar a identidade visual do Hangloose Santa Catarina Pro 2008?
A parceria veio através do gerente de marketing da Hangloose, que também é um artista e acompanha o street art na cidade de São Paulo. Ele já conhecia o meu trabalho e achou que tem a ver com a proposta ecológica da marca, com elementos ligados ao mar.

Qual foi a inspiração para criar essa identidade? E que mensagem pretendia passar para o público?
Este é um trabalho que tem um conceito ambiental, que se preocupa com a cidade e os lugares deteriorados. Por ele ser azul com um formato arredondado, transmite a idéia da água do mar, das ondas. A mensagem é sempre de paz, respeito e cuidado com o meio ambiente. Apesar de ter uma forma abstrata, o background do trabalho é de protesto e alerta social. Em São Paulo eu costumo pintar nas margens do rio Tietê, nas galerias de esgoto, para chamar a atenção para os problemas do nosso planeta.

Qual a sua opinião sobre unir o grafite com o surf?
Para mim foi um convite muito bacana, porque o grafite é uma arte totalmente urbana, eu sou uma pessoa totalmente urbanóide. Mas acredito que tudo isso tem uma ligação: o grafite tem uma ligação com o skate, o skate tem uma ligação com o surf e com esportes radicais. O grafite pode também ser considerado uma arte radical. Para mim é muito gratificante expor a minha arte urbana em um evento de surf, além de ver o reconhecimento em um evento como o WCT.


Como foi o processo de criação para chegar até este resultado final apresentado no evento?
Eu não precisei seguir nenhum briefing, pude criar livremente. O trabalho tem essa identidade visual orgânica, de cor azul e com muitos movimentos circulares de arabesco. Para que o público entendesse a ligação do surf com o grafite eu participei de uma apresentação de live painting em um painel montado na praia. Além dessa programação visual, eu sugeri uma idéia para o troféu, que é uma escultura de madeira com uma pintura em grafite.

Você já realizou algum trabalho parecido com este do WCT?
Esse trabalho foi mais voltado para o lado comercial, apoiando uma marca e assinando uma colação – já que todas as roupas do campeonato seguem esse padrão. Eu também desenvolvo arte decorativa em que eu levo o trabalho da rua para dentro da casa das pessoas. Também faço palestras e workshops sobre a minha experiência com o street art e com a minha relação urbana. É muito legal ter esse reconhecimento e poder viver da arte de rua que durante muito tempo foi marginalizada pela sociedade que entendia como vandalismo.

ENTREVISTA ZEZÃO EM VIDEO. CONFIRA!





matéria publicada na revista Juice #30
texto Manu Scarpa
arte Guilherme Rosa

Um comentário:

  1. Very nice blog.
    Great pictures.

    Please visit:

    http://bali-worldresorts.blogspot.com

    Keep blogging.
    Don't forget to promote your blog.
    Good luck.

    ResponderExcluir