segunda-feira, 20 de outubro de 2008

expresso :: revista JUICE 29

Nada melhor que aprender na prática sobre geografia, história, português e outras disciplinas obrigatórias do currículo escolar. Para tornar essa experiência possível, os alunos da Escola Básica Municipal Prefeito Acácio Garibaldi, em Florianópolis, viajaram através das páginas de revistas de surf. A idéia partiu dos próprios alunos quando foram questionados pela professora Tereza Lucio Barcellos sobre o tema que gostariam de explorar e aprofundar os conhecimentos.

O surf apareceu em primeiro lugar e durante um mês os estudantes utilizaram como fonte de pesquisa as revistas e também a Internet para desenvolver o trabalho chamado Tudo sobre Surf. Como e onde surgiu, as melhores ondas ao redor do mundo, surfistas famosos, os diferentes tipos de prancha para diferentes tipos de ondas, etc.

O surf cresceu como esporte e com isso a cobertura da mídia e a produção de novas revistas também. Cada vez mais são elaboradas reportagens recheadas de curiosidades sobre lugares onde antes nem se imaginava ouvir falar sobre a existência de ondas. Através das páginas de uma revista o leitor é capaz de fazer longas viagens, aprender sobre a história e a cultura dos locais abordados e até mesmo melhorar o vocabulário e a gramática.

Foi pensando nisso, que a professora Tereza – carinhosamente conhecida como Teka – reuniu revistas de surf doadas pela comunidade para ganhar a atenção dos alunos através da união entre prazer e estudo. Além de estimular os jovens na prática esportiva, já que a escola fica bem próxima da praia da Barra da Lagoa, onde rola boas ondas na combinação de vento sul e ondulação de leste.

Vinte e dois adolescentes entre 14 e 17 anos participaram das pesquisas, confeccionaram cartazes e apresentaram o resultado final em uma exposição para familiares e amigos. Os alunos fazem parte do projeto TOPAS, sigla para Todos Podem Aprender Sempre. A intenção é reunir em uma só turma jovens que contabilizam até três repetências no ensino fundamental e no período de um ano prepará-los para encarar o ensino médio. São nove horas diárias na escola e, por isso, a importância em desenvolver práticas educacionais além dos muros da instituição. Em outros momentos os alunos visitaram o Projeto Tamar (preservação das tartarugas marinhas), realizaram trilhas ecológicas, mutirão para retirar RG e CPF, entre outras atividades.

Existem vários caminhos para se fazer a mesma coisa e a professora Teka, em parceria com a coordenadora do projeto TOPAS e orientadora da escola, Angelina Lottermann, escolheram a melhor maneira de estimular os adolescentes. Essa é a essência!





Texto publicado na revista JUICE #29
Por Manu Scarpa
Fotos Marianna Piccoli
Arte blog Manu Scarpa
Arte capa Guilherme Rosa
Produção emotionsurf.com
Realização JUICE

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