segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O SKATISTA ARTEIRO :: Marcelo Barnero

texto publicado na revista SOLTO #61, novembro 2010
por Manu Scarpa
artwork Marcelo Barnero
>> leia a entrevista completa


O olhar tranquilo dos pássaros que o paulista Marcelo Barnero desenha é resultado de tudo o que acontece ao seu redor. Livre como um pássaro, ele expressa com pincel e muitas cores aquilo que coloca no liquidificador chamado cabeça. Desde 2005 Barnero se dedica a perseguir um dos dons que recebeu como presente, a arte de desenhar. Seus mestres, os elementos da natureza. Sua mensagem, levar bons sentimentos aos que param para apreciar o que ele tem para transmitir.


Sua primeira exposição aconteceu no final de 2007, em Florianópolis. Para além das galerias, Barnero também leva seus pássaros para o meio da rua. Geralmente ele reforma algum ponto deteriorado usando arte. Pode ser um muro, um orelhão, um fusca. Seu mais novo desafio é a pintura das paredes e da pista de skate na pousada Hi-Adventure, famoso bowl em Floripa que recebe importantes campeonatos. Marcelo Barnero divide a responsabilidade desta obra com o artista plástico Paulo Gouveia. Com seu estilo bem característico, Paulo vai retratar os personagens que fazem parte da história da pista e Barnero vai completar com seus pássaros e cores vibrantes. O projeto é grandioso, é como se cada um pintasse vários quadros em uma só grande tela. A promessa deles é entregar a pista pronta até o verão.


A relação da sua arte com o skate é uma associação natural. Ele desenha desde pequeno e aos 14 anos começou a andar sobre quatro rodinhas. Foi skatista profissional até a metade dos anos 90, viajando por todo o Brasil fazendo apresentações - na época bem mais comuns que a realização de campeonatos. Para ele, além de um esporte o skate também é um exercício de criatividade. Em cada manobra, cada shape, em cada estilo de se vestir, uma forma de expressão. Cursou Design Gráfico em Sao Paulo e trabalhou no departamento de criação de diversas marcas de skate. O bom relacionamento ainda rende alguns trabalhos para antigos clientes, mas no momento direciona toda sua atenção aos desenhos que cria diariamente, às vezes vários ao mesmo tempo.


Florianópolis foi paixão à primeira vista e desde 1997 Barnero escolheu a Ilha para viver e pintar. Tem quadros pendurados nas paredes da Austrália, Polônia, Finlândia, Canadá e Japão. Mas os planos para viajar e expor seu trabalho começam em 2011. E assim o skatista com alma de arteiro segue desenhando exatamente o que gostaria de ser: um pássaro mensageiro da paz e da alegria.





Para conhecer mais sobre o trabalho de Marcelo Barnero, acesse: www.myspace.com/marcelobarnero

Nenhum comentário:

Postar um comentário